Contactos

Emobtec, tecnologias para Mobilidade Elétrica
Rua dos inventores, Madan Parque - 2825-182 Caparica, Almada
Telef: +351 308 801 213
Telm: +351 915 770 780
info@emobtec.pt

Social

Informação

A Emobtec é um Operador de Postos de Carregamento de baterias de veículos elétricos licenciado pela DGEG para a colocação de pontos de carregamento ligados à rede MOBI.E.

O resultado da evolução tecnológica das baterias, proporcionada pela introdução de iões de lítio na sua conceção, permitiu a redução de peso e volume e que a quantidade de energia armazenada triplicasse os valores até então conseguidos, tornando viável a utilização real de veículos elétricos que até então existiam apenas como pequenas series e protótipos de testes e avaliações sem nunca terem proporcionado uma utilização confortável e segura.

Só o facto de se poder deslocar sem emitir qualquer tipo de emissões poluentes, sem ter de “peregrinar” a uma estação de serviço, não ter que pagar o “dizimo” pelo combustível, e ainda não ter que prestar “vassalagem” para ter a respectiva factura, é por si só um grande beneficio, mas há mais para além disto!

Os veículos eléctricos assentam numa palavra...... Simplicidade. E isto fá-los veículos ágeis, fáceis de conduzir e controlar, estimulantes e provocadores da mente, praticamente sem vibrações ou ruídos.

Para saber se se enquadra como utilizador de VE, ou se o VE se adapta ao seu estilo de vida, basta que perceba quantos quilómetros percorre em média até o carro voltar a parar por um longo período de tempo, o ideal seria aproximadamente 8 horas para uma utilização diária; no caso de esporadicamente fazer longas viagens, poderá utilizar o elétrico sem medos desde que prepare o percurso e os pontos de carregamento com antecedência.

A tão publicitada “ansiedade de autonomia” (do inglês “range anxiety”), define a preocupação constante de ficar sem energia nas baterias antes de chegar ao destino, ou seja, na prática é a preocupação de ficar parado na estrada sem “combustível” tal como acontecia no passado quando a autonomia dos carros era relativamente pequena para a tradicional viagem "à terra" e existiam poucos postos de abastecimento. Esta “ansiedade” é real e desaparece aproximadamente em 3 meses, conforme os hábitos e o conhecimento que os utilizadores vão adquirindo na utilização do seu VE, ao ponto de perceberem a fronteira entre a autonomia restante e a necessidade de um carregamento extra.

Tal e qual como nos veículos com motor de combustão interna, o peso, a velocidade, o vento, o atrito, a inclinação da estrada por onde vai circular, os acessórios elétricos a bordo,  entre outros fatores, contribui para a oscilação da autonomia, uma vez que numa viagem pela serra consome mais energia do que um passeio numa qualquer estrada em planície.

 Os utilizadores de VE's valorizam o carregamento doméstico, evidenciam a despreocupação na dependência do combustível fóssil, e que se conseguem libertar psicologicamente do vicio do reabastecimento e do tempo perdido em postos de abastecimento, dado que todos os dias têm um seu percurso diário garantido, praticamente gratuito, reduzindo ao mínimo e indispensável a utilização de postos de carregamento públicos.

Politica de Cookies
Este website recorre à utilização de cookies.
Estes são essenciais para todas ou parte das funcionalidades disponibilizadas. Pode decidir se permite ou não a utilização deste recurso mas, tenha em atenção que ao rejeitar, não poderá utilizar as funcionalidades afetadas.